top of page

 Minicursos_ 

Os Direitos Humanos na cidade de São Paulo

 

 

1ª Sessão: Polícia, violência e poder: o DEOPS/SP e as práticas arbitrárias do policiamento citadino

Ementa: Apresentar e analisar as práticas arbitrárias e recorrentes de investigação e de contenção utilizadas pelo DEOPS/SP no desempenho da vigilância e da repressão político e social entre as décadas de 1930 e 1980, enfatizando as razões para a permanência (e mesmo expansão) de tais procedimentos para os demais departamentos da polícia civil de São Paulo.

 

Ministrante: Marcos Tarcísio Florindo

 

2ª Sessão: Direitos Humanos, sociabilidades marginais e espaço público no Centro de São Paulo

Ementa: Problematizar o surgimento do discurso dos Direitos Humanos no Centro de São Paulo destacando o lugar-chave de certas figuras vistas como marginais: moradores de rua, catadores de materiais recicláveis e usuários de crack. Colocando o problema dos direitos humanos na historia urbana paulistana, num período circunscrito entre os anos oitenta e a primeira década do novo milênio, esforço aqui é assinalar a importância das classes populares e suas formas de sociabilidade para a compreensão da luta pelo direito à vida e pelo direito à cidade. Aqui o debate sobre os usos sociais da rua é central, na medida em que remete às regras de sociabilidade do espaço público, assim como aos direitos e deveres pressupostos no próprio conceito de cidadania.

 

Ministrante: Daniel De Lucca Reis Costa

 

3ª Sessão: Políticas de Direitos Humanos e a disputa pela Memória nas ruas da cidade.

Ementa: Apresentar e analisar as políticas de Direitos Humanos empregadas pela atual gestão da prefeitura municipal de São Paulo para a construção de um debate sobre o tema para articulação de novos paradigmas sociais, enfatizando as políticas de Direito à Memória e Verdade.

 

Ministrante: Dyego Pegorario de Oliveira

 

bottom of page