top of page

A Escola Austríaca de Economia e o Desenvolvimentismo brasileiro: Ciro Gomes tem razão? | 18/10 - 14h às 18h

O mote desse minicurso é o desafio lançado por Ciro Gomes em junho de 2016: “está na moda estudar essa baboseira de Escola Austríaca... traz um pra discutir comigo!” O objetivo é apresentar os princípios fundamentais da Escola Austríaca de Economia de Ludwig von Mises e Friedrich von Hayek: uma escola de pensamento não hegemônica defendida por grupos politicamente libertários em defesa da redução do Estado em relação ao Mercado, contraposta à tradição desenvolvimentista brasileira de Roberto Simonsen, Celso Furtado et al.
Serão apresentadas as principais abordagens dessa escola em contraste com a tradição desenvolvimentista brasileira de proteção aos empregos e a determinados segmentos de mercado, que ora se encontra sem relevantes defensores no espectro político: em suma, trata-se de apresentar uma escola que tem por principal premissa a descentralização das informações e a completa autonomia do empresário diante da tradição brasileira de políticas de industrialização circunstancialmente bem sucedidas em criar mercados consumidores internos durante períodos mais ou menos contínuos, razoavelmente duradouros.
A sessão se destinará a apresentar historicamente e conceituar tanto a Escola Austríaca quanto o Desenvolvimentismo, bem como a debater a influência dessas duas escolas de pensamento econômico no pensamento político brasileiro de nosso tempo e, em última análise, refletir sobre o papel do sociólogo nesse campo dominado pela linguagem economicista.

Ministrante: 

Profª Ms. Luciana Silveira

Socióloga, bacharel pela Escola de Sociologia e Política (2006-2010) e mestra em Sociologia pela Unicamp (2011-2013). Atua como Analista de Projetos em políticas públicas (FESPSP). É pesquisadora nos temas: think tanks da “nova direita” e o pensamento político contemporâneo; pensamento econômico; sociologia e trabalho decente.

© 2016 FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

  • Facebook App Icon
bottom of page