top of page

Leituras pós-coloniais: intersecções de gênero, raça e classe | 17, 18, 19 e 20/10 - 14h às 18h

Ementa: Em quatro encontros este mini-curso busca introduzir questões-chave dos “estudos pós-coloniais”, um campo de investigações marcadamente interdisciplinar que relaciona saberes plurais como história, literatura, antropologia e psicanálise. A partir de leituras selecionadas de trabalhos já consagrados neste campo, pretende-se dar especial ênfase às abordagens interseccionais, interpretações que enfatizam relações de poder articulando diferenças de gênero, raça e classe. Serão debatidos temas como colonialismo e capitalismo, nacionalismo e racismo, bem como identidade e heteronormatividade. O desafio aqui colocado é o de explorar criticamente tais tópicos não de forma isolada mas justamente em termos de interconectividade.

​

Ministrantes: 

Profa. Dra. Ilana Mountian e Prof. Dr. Daniel De Lucca

Ilana Mountian doutora em psicologia pela Manchester Metropolitan University. Mestre em Saúde Pública pela Manchester Metropolitan University. Bacharel em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (FAPESP, 2012-205). Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (NUH, PRODOC/CAPES, 2010-2012). Pós-doutora pela Research Institute for Health and Social Change da Manchester Metropolitan University (2007-2008). Professora e pesquisadora (Pós-doutoranda CAPES/PNPD) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora honorária da Research Institute for Health and Social Change da Manchester Metropolitan University. Membro do Campo do Fórum Lacaniano. Membro do Discourse Unit. Autora do livro Cultural Ecstasies: Drugs, gender and social imaginary (Routledge, 2013). Pesquisa nos campos de drogas, imigração e gênero, com base nos estudos críticos, feministas, pós-coloniais e psicanálise.

​

Daniel De Lucca é doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (2016), mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009) e bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2003). É Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), foi professor-visitante na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FASPOL) da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), Sudeste Asiático, entre 2012 e 2014. É coordenador de projetos do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da FESP-SP, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), tem experiência no campo da antropologia política e geografia humana, com pesquisas nos temas da cidade, violência, espaço público, nacionalismo e pós-colonialismo lusófono.

​

bottom of page