top of page

grupos de trabalho

GT 03

Relações Raciais e Étnicas na América Latina: Ocupando Espaços

Caroline Cotta de Mello Freitas

Juliana Serzedello Crespim Lopes

Dando prosseguimento às reflexões realizadas nos GTs de 2014 a 2017, o presente GT Relações Raciais e Étnicas na América Latina: Ocupando Espaços pretende dar continuidade à tradição da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo nos estudos acerca das relações raciais e étnicas, reunindo diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre o tema, numa abordagem inter e transdisciplinar.

 

Serão bem-vindos trabalhos de diversas áreas do conhecimento, que abordem o estado das relações étnico-raciais no Brasil e na América Latina, seja no presente, seja numa perspectiva histórica, seja nas diversas projeções de futuro dos movimentos sociais.

 

Pretende-se abarcar discussões de amplo espectro, desde as questões referentes aos povos indígenas até as múltiplas questões relacionadas à população negra. O GT pretende enfatizar os avanços e recuos das populações negras e indígenas nos processos de luta pela ocupação dos espaços institucionais, midiáticos e políticos brasileiros e latino-americanos.

 

Nessa perspectiva, espera-se neste GT discutir os percursos afro-indígenas para o acesso a espaços que historicamente lhes foram vetados, bem como ampliar as perspectivas de luta para o presente e o futuro, levando em conta o tempo de mudanças e retrocessos que o país e o mundo atravessam.

bottom of page