24 a 28
setembro
O SEMINÁRIO
Ao longo dos últimos 85 anos, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo tem testemunhado as principais mudanças na sociedade brasileira. São transformações de natureza econômica, social e política que moldaram o caminho pelo qual o Brasil aportou no século XXI. Mas se é verdade que a sociedade brasileira muito mudou nas últimas décadas, alguns desafios de outrora permanecem atuais, dentre eles, a seguinte questão: como nossas instituições promovem a democracia?
Atualmente as instituições representativas do Estado brasileiro passam por uma prova de fogo ao serem cobradas pela sociedade civil por sua eficiência, ao mesmo tempo em que perderam boa parte da credibilidade da opinião pública diante dos episódios noticiados cotidianamente. Ao se falar de credibilidade é preciso levar em conta os níveis de transparência e veracidade com que as instituições informam suas ações à sociedade civil, ou seja, como dialogam e geram informações a respeito de seu próprio desempenho, bem como de que modo veiculam tais informações para a sociedade de modo geral.
Evidentemente, ao se falar em instituições é preciso alargar a definição do conceito e levar em consideração não apenas aquelas mais representativas do Estado, mas outras a exemplo da mídia, do mercado (em especial, as empresas), e da academia, apenas para citar algumas. Em tempos de “Fake News”, torna-se patente a preocupação com o tipo de informação gerada e veiculada pela mídia, ainda mais em períodos eleitorais, quando a manipulação da informação gera consequências graves à democracia. Do mesmo modo, ao se considerar a suspeição quanto ao comportamento de algumas empresas, cada vez mais tem se falado em compliance e da necessidade de uma governança ética que considere os stakholders envolvidos, principalmente quando não apenas interesses privados estão em jogo, mas também e, acima de tudo, públicos.
Deste modo, como as instituições brasileiras têm permitido um fluxo de informações claro e transparente, e assim dialogado com a sociedade? Como instrumentos a exemplo da Lei de Acesso à Informação tem se mostrado efetivo na sociedade brasileira? Até que ponto as instituições (principalmente aquelas ligadas à educação e à formação) tem promovido a chamada competência informacional, contribuindo assim ao desenvolvimento de habilidades nos indivíduos que permitam a apropriação e assimilação de informações, corroborando diretamente ao processo democrático? Diante do dinamismo das transformações sociais contemporâneas e da eclosão de demandas por mais participação e empoderamento das minorias, de que modo as instituições estão conseguindo se reinventar quanto à capacidade de diálogo com a sociedade?
Neste sentido, e em consonância com seu interesse permanente no dinamismo social do Brasil, é que a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo propõe o Seminário FESPSP “Instituições, informação e democracia em tempos de mudanças” que será realizado em suas dependências, na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018. O seminário tem por objetivo discutir sobre o estado da arte da relação entre as instituições brasileiras e a sociedade civil do ponto de vista democrático, bem como acerca dos processos de produção, disseminação e acesso às informações como marcadores fundamentais da natureza deste diálogo em uma conjuntura social e política tão complexa como esta dos dias atuais.
TRABALHOS APROVADOS
CONFIRA OS TRABALHOS APROVADOS
REGRAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS
PROGRAMAÇÃO
24/09 - SEGUNDA
9h às 12h
Debate: FAKE NEWS E ELEIÇÕES
Andréia Santos (Daniel Legal & IP Strategy), Natália Neris (InternetLab), Pablo Ortellado (USP) e Rodrigo Hornhardt (SBT e Grupo Comprova)
Auditório
17h às 19h
CICLA DAS 5: Na quebrada o bagulho é outro! Democracia ponte para lá, genocídio ponte pra cá
Moderação: Revolta da Lâmpada
Convidades: Elvis Stronger (Família Stronger), Madu (Perifraseando), José Soro (Quilombaque)
Sala Florestan Fernandes
19h30 às 22h
25/09 - terça
8h30 às 11h
9h às 12h
GT 03 - GT 06 - GT 10 - GT 13
MINICURSO: Direitas e Austeridade na América Latina: aspectos econômicos, políticos e sociais
MINICURSO: O ciclo de Participação Política: da mobilização ao desengajamento
Debate: REFORMA TRABALHISTA E DEMOCRACIA
Prof. José Dari Krein (Instituto de Economia / Unicamp)
Auditório
17h às 19h
CICLA DAS 5: A gente combinamos de não morrer! Corpas dissidentes e a máquina necropolítica do Estado.
Moderação: Revolta da Lâmpada
Convidades: Rita Oliveira, Sol Oliveira (Mães da ZL), Juliana Borges, José Alberto Roza Júnior
Sala Florestan Fernandes
26/09 - quarta
17h às 19h
CICLA DAS 5: Como reconhecer falsianys? Fake news e equês digitais
Moderação: Revolta da Lâmpada
Convidades: Beatriz Sans, Nina Weingrill (Énois – Inteligência Jovem), INTERVOZES [Representante a confirmar], Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) [Representante a confirmar]
Sala Florestan Fernandes
19h30 às 22h
GT 07 - GT 09 - GT 11 - GT 13 - GT 15
DEBATE: Biblioteca escolar: uma necessidade para uma sociedade cidadã
Profa. Dra. Ivete Pieruccini da ECA/USP e Profa. Maria das Mercês Apóstolo FaBCI/FESPSP
Auditório
MINICURSO: Migrações e Refúgio - desafios e perspectivas a nível local e global
MINICURSO: O Supremo Tribunal Federal em perspectiva comparada: jurisdição constitucional no Brasil e em países desenvolvidos
27/09 - quinta
9h às 12h
GT 02 - GT 03 - GT 10 - GT 11 - GT 13
MINICURSO: Um mundo de livros e algumas derivas históricas, sociológicas e antropológicas
MINICURSO: Migrações internacionais e etnicidade em São Paulo: entre os enclaves étnicos e os territórios circulatórios na contemporaneidade
17h às 19h
CICLA DAS 5: Não mexe comigo que eu não ando só! Fervos, lutas y movimentos de corpas (r)existentes
Moderação: Revolta da Lâmpada
Convidades: Mara Lucia da Silva (Marcha das Mulheres Negras), Rebeca Lerer (Marcha da Maconha), Débora Lima (MTST)
Sala Florestan Fernandes
18h às 19h
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: "O ALIENISTA" (contado pros barbeiros)
A partir da obra de Machado de Assis. Dramaturgia e direção Toni D’Agostinho.
Com Willian Germano e Ricardo Vianna. Coletivo Elefante Branco.
Saguão da FESPSP
28/09 - sexta
Data destinada a atividades dos Centros Acadêmicos
INSCRIÇÕES
O seminário acontecerá em quatro dias, com dois grandes focos: o seminário de pesquisa, com as apresentações de trabalhos nos grupos de trabalho, e a realização de conferências que abordem a relação entre instituições, produção de informação e promoção da democracia. Além disso, e de forma complementar, serão realizados mini cursos que versem sobre o tema proposto para o seminário.
Inscrição Seminário FESPSP 2018 - INSTITUIÇÕES, INFORMAÇÃO E DEMOCRACIA em tempos de mudança
Neste formulário você poderá se inscrever para os Grupos de Trabalho, Ciclo das 5 e Conferências.
CONTATO
Se você tiver dúvidas, sugestões, ou qualquer outra coisa que queira nos falar, este é o espaço.
CRÉDITOS
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Paulo Silvino Ribeiro
Profª Drª Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Profª Drª Valéria Martin Valls
Prof. Dr. Douglas Murilo Siqueira
Profª Drª Caroline Cotta de Mello Freitas (Ciclo das 5)
Marcus Peres (Comunicação FESPSP)
Tel: (11) 3123-7800
Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque
São Paulo, SP - 01223-010